Hummus perfeito em casa
Fernanda Rocha
Fernanda Rocha
| 31-12-2025
Equipe de Alimentação · Equipe de Alimentação
Hummus perfeito em casa
Hummus é uma pasta (ou molho) saborosa feita de grão-de-bico, tahine, limão e especiarias. É um prato muito apreciado tanto no Oriente Médio quanto no Mediterrâneo.
Embora as versões industrializadas sejam fáceis de encontrar, nada supera o sabor fresco e cremoso do hummus caseiro!

Como fazer

Ingredientes
- 1 lata (425 g) de grão-de-bico, escorrido, ou 1 ½ xícara (250 g) de grão-de-bico cozido;
- 1/4 de xícara (60 ml) de suco de limão fresco (de 1 limão grande);
- 1/4 de xícara (60 ml) de tahine bem misturado;
- 1 dente pequeno de alho, picado;
- 2 colheres de sopa (30 ml) de azeite de oliva extravirgem, mais um pouco para servir;
- 1/2 colher de chá de cominho em pó;
- sal a gosto;
- 2 a 3 colheres de sopa (45 ml) de água gelada ou aquafaba;
- uma pitada de páprica em pó, sumagre ou za’atar para decorar;
modo de preparo:
No recipiente de um processador de alimentos, misture o tahine e o suco de limão. Processe por 1 minuto. Raspe as laterais e o fundo do recipiente e processe por mais 30 segundos. Esse tempo extra ajuda a deixar o tahine mais leve e cremoso, resultando em um hummus liso e aveludado.
Adicione o azeite, o alho picado, o cominho e 1/2 colher de chá de sal à mistura de tahine e limão. Processe por 30 segundos, raspe as laterais e o fundo do recipiente e processe por mais 30 segundos, ou até ficar bem incorporado.
Escorra o grão-de-bico. Adicione metade ao processador e processe por 1 minuto. Raspe as laterais e o fundo do recipiente, adicione o restante do grão-de-bico e processe por mais 1 a 2 minutos, até ficar espesso e relativamente homogêneo.
Se o hummus estiver muito espesso ou com pequenos pedaços de grão-de-bico, adicione lentamente 2 a 3 colheres de sopa de água gelada ou aquafaba com o processador ligado. Continue adicionando até atingir a consistência cremosa desejada.
Prove o hummus e ajuste o tempero, se necessário. Sirva com um fio de azeite e uma pitada de páprica, sumagre ou za’atar.
Guarde o hummus caseiro em um recipiente hermético na geladeira por até uma semana. Ele também pode ser congelado, coberto com uma fina camada de azeite, por até um mês.
Hummus perfeito em casa

Dicas

Como cozinhar grão-de-bico seco: você pode usar grão-de-bico enlatado ou cozido em casa para esta receita. Veja como cozinhar grão-de-bico seco;
hummus sem tahine: embora o tahine seja essencial para um hummus clássico, ainda é possível fazer um delicioso purê de grão-de-bico sem ele, adicionando mais azeite de oliva. Outra opção é substituir o tahine por pasta de amendoim natural sem açúcar;
hummus com mais alho: se você prefere um sabor de alho mais intenso, adicione mais um dente ou use alho assado para um gosto mais suave;
aquafaba para um hummus mais leve: a aquafaba, o líquido do grão-de-bico enlatado ou da cocção, pode substituir a água na etapa final. Ela deixa o hummus mais leve e aerado. Prove a aquafaba antes; se estiver muito salgada, reduza a quantidade de sal da receita;
dificuldade em deixar o tahine cremoso: se o tahine e o suco de limão não estiverem ficando cremosos, tente adicionar uma colher de sopa de água gelada ou mais azeite para ajudar na mistura. Se a lâmina do processador não alcançar o tahine, aumentar o líquido pode resolver;
alternativa com liquidificador: o processador de alimentos é o ideal para fazer hummus, mas um liquidificador potente também funciona. Apenas lembre-se de raspar as laterais do copo algumas vezes durante o preparo.