Garagem Exclusiva
Ana Pereira
Ana Pereira
| 04-07-2025
Equipe de Veículos · Equipe de Veículos
Garagem Exclusiva
Em uma garagem particular, uma coleção como nenhuma outra estavam abrigadas. As marcas mais prestigiosas, os modelos mais cobiçados: ele poderia dirigir um carro diferente a cada dia da semana.
Carros esportivos sempre foram sua grande paixão. No entanto, Ferruccio Lamborghini não conseguia encontrar o carro perfeito, o Santo Graal.
Ele - que havia acumulado uma fortuna através da produção de tratores e podia se dar ao luxo de ter os melhores supercarros do mundo - em 1963 decidiu adquirir terras em Sant'Agata Bolognese, na época um centro exclusivamente agrícola, e focar na criação de carros de turismo de luxo: ele fundou a Automobili Lamborghini, como se dissesse "Eu irei construir o carro perfeito eu mesmo."

De Tratores para Gran Turismo

Empresário, entusiasta mecânico, homem. Sim, porque o fator humano sempre fez a diferença naquela emblemática empresa.
Ontem como hoje, a atração pelo desafio permanece central, projetando-se para o futuro enquanto mantém as origens como uma bússola: inicialmente, eram 11.000 metros quadrados, com duas linhas de montagem - uma para motores e outra para montagem - e maquinaria de ponta.
Hoje são 356.000 metros quadrados, com mais de dois mil funcionários e três linhas de produção, uma para cada carro em produção: Revuelto, o primeiro modelo da marca com sistema híbrido plug-in, Temerario, o mais recente modelo com três motores elétricos além do motor principal, e, é claro, o Urus, o SUV de grande popularidade que agora também é híbrido.

Eletrificação Total e Sustentabilidade

Eletrificação total, com vista para 2030, quando a primeira série totalmente elétrica da Lamborghini será lançada.
Sustentabilidade sempre foi uma das palavras-chave da empresa: após a instalação de um gigantesco sistema fotovoltaico e um parque de 5 hectares com 10.000 carvalhos plantados, além de sistemas trigeração e de aquecimento distrital, em 2015 a Lamborghini tornou-se a primeira marca automotiva do mundo a obter a certificação de neutralidade de carbono.
Evidências de que essa empresa, onde tudo começou e continua a fluir, não é apenas sinônimo de inovação social e tecnológica, mas também desempenha um papel sinérgico com o território, ao qual tem sido intrinsecamente ligada desde o seu início.

O Fator Humano e Inovação

Aqui na Fábrica da Lamborghini, não encontramos a típica linha de montagem, mas sim uma rede de estruturas metálicas que suspendem tudo: enormes grampos amarelos baixam as estruturas de cima, enquanto no chão, não há roletes, mas Veículos Automatizados Guiados (AGVs), movendo os carros de uma estação para outra com precisão milimétrica.
O MES (Sistema de Execução de Manufatura) dita o tempo, um software que registra e controla cada operação, além de direcionar os poucos robôs usados nas fases de montagem que trabalham em harmonia com o operador humano, sendo assim chamados de cobots.
Garagem Exclusiva

Flexibilidade e Personalização

Flexibilidade é a palavra de ordem. O percentual de clientes que escolhem personalizar seus carros é muito alto, comunicando sua personalidade por meio de escolhas específicas.
Apesar da vasta gama de opções de cores e possibilidades (inclusive tampas de válvulas personalizadas feitas de alumínio, pintadas e gravadas a laser), um Lamborghini é reconhecível à primeira vista.
Graças ao Centro de Estilo, que ao mesmo tempo que cria carros sempre diferentes, usa uma linguagem estética verdadeiramente inconfundível: um departamento estabelecido em 2004 que trabalha em estreita colaboração com o Escritório Técnico, visando combinar a alma da marca com a inovação para criar soluções de design continuamente novas e inesperadas.

O Futuro e o Legado

Um processo que se move repetidamente do esboço para o modelo físico (feito de fibra de carbono, um material no qual a Lamborghini investiu pesadamente para obter resultados esplêndidos), os esboços se tornam representações 3D, retornando à realidade virtual para alcançar a perfeição.
Olhando para o futuro, mas sem esquecer de onde veio, o Departamento Histórico criado em 2015 e dedicado aos Lamborghinis clássicos e à preservação de um passado glorioso desempenha um papel vital: arquivamento, certificação, restauração e produção de peças originais.

Inovação Contínua e Sucesso Global

Graças à demanda sem precedentes pelo novo SUV (não o primeiro off-road, uma vez que o LM 002 foi produzido nos anos oitenta), a Lamborghini alcançou números de vendas sem igual. Mesmo em 2024, como nos últimos anos, marcou um novo recorde absoluto: 10.687 carros entregues, um aumento de 6% em relação aos doze meses anteriores.
Este sucesso posiciona cada vez mais a Lamborghini como uma marca global, capaz de atrair parceiros em diversos setores, colaborações que vão desde náutica até vestuário esportivo, mostrando uma trajetória de crescimento significativo.