Rotina de Sono
Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
| 03-04-2025
Equipe de Animais · Equipe de Animais
Rotina de Sono
Cães parecem levar uma vida tranquila. Eles acordam, saem para se aliviar, entram para um lanchinho e então voltam para a cama. Mais tarde, acordam de novo, saem mais uma vez, jantam e depois retornam para a cama para mais um sono.
Embora pareça que os cães passem muito tempo dormindo, isso na verdade é bastante normal. Aqui está tudo o que você precisa saber sobre os padrões de sono do seu cão.

Quantas Horas de Sono os Cães Precisam?

Em média, a maioria dos cães passa cerca de 50% do seu dia dormindo, o que equivale aproximadamente a 12 horas em um período de 24 horas. Filhotes, raças grandes e cães idosos tendem a dormir mais, enquanto raças pequenas e cães de trabalho podem dormir menos. Além das 50% do dia passadas dormindo, os cães passam mais 30% do seu tempo acordados "relaxando". Assim como os humanos, relaxar significa que o cão está acordado, mas não está realmente fazendo nada, apenas curtindo. Geralmente, esse tempo é passado deitado, observando o mundo ao redor e aproveitando uma sensação de preguiça. Isso significa que os cães ficam ociosos por 80% do dia.

Por Que os Cães Dormem Tanto?

Os cães dormem mais do que os humanos. Quando seus corpos sinalizam que é hora de dormir, eles o fazem, enquanto os humanos muitas vezes têm agendas ocupadas e nem sempre escutam esses sinais. O sono é muito importante para os cães. Nossos cérebros estão constantemente ativos ao longo do dia, armazenando dados aleatórios e caóticos em diversos lugares. Nós organizamos esses dados durante o sono, e os cães fazem o mesmo. Isso é muito terapêutico, e se você não permitir que os cães façam isso, eles perdem esse processo restaurador. O sono ajuda no desenvolvimento cerebral, memória, capacidade de aprendizado e no sistema imunológico dos cães. Faz sentido que raças grandes, filhotes e cães idosos precisem de mais sono. Os cães grandes exercem mais esforço físico, e a recuperação leva tempo. Os filhotes correm por aí, exploram tudo e gastam muita energia. Depois, eles dormem bem até que seus corpos se recuperem e estejam prontos para brincar novamente. Os cães idosos também precisam de mais sono para ajudar seus corpos a se recuperarem das atividades diárias.
Rotina de Sono

E Se Meu Cão Estiver Inquieto e Não Conseguir Dormir à Noite?

A idade é outro fator que pode causar distúrbios do sono - cães idosos às vezes têm mais dificuldade para dormir do que filhotes ou cães adultos jovens. Alguns cães idosos (especialmente aqueles diagnosticados com disfunção cognitiva canina, uma condição semelhante ao Alzheimer) também experimentam o denominado "entardecer". Isso significa que eles podem ficar confusos e inquietos com a chegada da noite. Muitas vezes, eles ficam andando de um lado para o outro e podem ter dificuldade para se acalmar. Em muitos casos, isso pode ser controlado com medicamentos. Alguns cães respondem bem à presença de uma luz noturna próxima ao seu local de dormir favorito e à utilização de uma televisão ou rádio com volume baixo. Um problema mais comum é que cães idosos precisam sair para se aliviar com mais frequência. Embora isso possa ter uma base médica, também pode representar apenas uma mudança nos hábitos de banheiro do cão, o que é perfeitamente normal para eles. Se o seu cão de repente precisar sair à noite, consulte o seu veterinário. Proporcionar conveniência para o seu cão sair mais frequentemente à noite, seja colocando tapetes higiênicos, levando-os para fora durante a noite ou instalando uma portinha para cães, pode ajudar. Na maioria dos casos, as razões para a inquietação de um cão à noite podem ser identificadas. Entrar em contato com um veterinário para ajudar a determinar a causa e, se possível, eliminar o gatilho, é a melhor solução a longo prazo.

Há Auxílios para o Sono para Cães?

Infelizmente, não existe um auxílio para o sono que sirva para todos os cães. A forma mais comum de lidar com problemas de sono em cães é diagnosticar e tratar o problema subjacente. Para cães muito ansiosos, produtos de feromônio como difusores ou sprays podem ajudar a acalmá-los. Para outros cães, uma pequena dose de difenidramina pode aliviar a ansiedade e ajudá-los a dormir - mas isso deve ser feito apenas sob orientação de um veterinário. Proporcionar um local confortável para o seu cão dormir também pode ajudar. Alguns cães precisam de uma luz noturna, e muitos gostam de ter um rádio ou TV ligados. Na verdade, muitos cães dormem melhor em uma cama de cachorro aconchegante (com a porta aberta, criando um local seguro para dormir). Pode ser necessário um pouco de tentativa e erro para encontrar a melhor solução para o seu cão, mas com um pouco de investigação e a ajuda de um veterinário, a maioria dos cães dormirá feliz durante a noite (e a maior parte do dia)!