Impactos do Açúcar
Laura Almeida
Laura Almeida
| 14-02-2025
Equipe de Alimentação · Equipe de Alimentação
Impactos do Açúcar
Da molho marinara à manteiga de amendoim, o açúcar adicionado pode ser encontrado até nos alimentos mais inesperados.
Muitas pessoas recorrem a opções rápidas e processadas para refeições e lanches, que geralmente são carregados de açúcares adicionados.
Como resultado, uma parte significativa de sua ingestão calórica diária vem do açúcar. Nos Estados Unidos, a média de pessoas adultas consome cerca de 17 colheres de chá de açúcar adicionado diariamente, o que corresponde a 14% da ingestão calórica total em uma dieta de 2.000 calorias. Por esse motivo, as diretrizes dietéticas recomendam limitar o consumo de açúcares adicionados a menos de 10% da ingestão calórica diária. Aqui estão 11 motivos pelos quais consumir muito açúcar pode impactar negativamente sua saúde.

1. Pode Levar ao Ganho de Peso

As taxas de obesidade estão aumentando globalmente, e o consumo excessivo de açúcar adicionado - especialmente em bebidas açucaradas - é um grande contribuinte. Bebidas como refrigerantes, sucos e chás adoçados são ricos em frutose, um tipo de açúcar que pode aumentar a fome mais do que a glicose, o açúcar encontrado em alimentos ricos em amido. Isso torna fácil consumir grandes quantidades de calorias líquidas, levando ao ganho de peso.
Impactos do Açúcar

2. Pode Aumentar o Risco de Doenças Cardíacas

O alto consumo de açúcar tem sido associado a um risco elevado de doenças cardíacas, a principal causa de morte em todo o mundo. Dietas ricas em açúcar podem contribuir para a obesidade, inflamação, altos níveis de triglicerídeos e pressão alta - todos fatores de risco para doenças cardíacas.

3. Ligado à Acne

Uma dieta rica em carboidratos refinados e alimentos açucarados pode aumentar o risco de acne. Alimentos de alto índice glicêmico, como lanches e bebidas açucaradas, causam picos de açúcar no sangue que levam a níveis mais altos de androgênio, maior produção de óleo e inflamação - todos contribuindo para a acne.

4. Aumenta o Risco de Diabetes Tipo 2

O consumo excessivo de açúcar é um fator de risco bem conhecido para o diabetes tipo 2. Embora o açúcar não cause diabetes diretamente, ele contribui para o ganho de peso e aumento de calorias corporais, ambos aumentando o risco de desenvolver a doença. O consumo prolongado de açúcar também pode levar à resistência à insulina, o que eleva os níveis de açúcar no sangue e aumenta ainda mais o risco de diabetes.

5. Pode Aumentar o Risco de Câncer

Consumir muito açúcar pode aumentar o risco de desenvolver certos tipos de câncer. O alto consumo de açúcar pode levar à obesidade, que é um importante fator de risco para o câncer. Além disso, dietas ricas em açúcar podem aumentar a inflamação e a resistência à insulina, ambos contribuindo para o risco de câncer.

6. Pode Aumentar o Risco de Depressão

Uma dieta rica em açúcares adicionados e alimentos processados foi associada a um aumento do risco de depressão. O consumo excessivo de açúcar pode causar comprometimentos cognitivos, problemas de memória e questões emocionais como ansiedade e depressão.

7. Pode Acelerar o Envelhecimento da Pele

Embora as rugas sejam um sinal natural de envelhecimento, consumir açúcar em excesso pode acelerar o processo. O alto consumo de açúcar aumenta a produção de produtos finais de glicação avançada (AGEs), compostos que danificam o colágeno e a elastina - proteínas essenciais para a elasticidade da pele.

8. Pode Aumentar o Envelhecimento Celular

O açúcar também pode acelerar o envelhecimento celular. Os telômeros, caps nas extremidades dos cromossomos, encurtam à medida que envelhecemos, fazendo com que as células se tornem menos eficientes. Pesquisas mostram que o alto consumo de açúcar pode acelerar o encurtamento dos telômeros, levando a um envelhecimento celular mais rápido.

9. Diminui Sua Energia

Alimentos ricos em açúcar adicionado fornecem um impulso energético rápido, mas isso é seguido por uma rápida queda nos níveis de açúcar no sangue, conhecida como queda de açúcar. Essa flutuação no açúcar no sangue leva a períodos de fadiga e baixa energia. Um estudo sobre os efeitos do açúcar no humor descobriu que o consumo de açúcar diminui a vigilância e aumenta a fadiga em um curto período.

10. Pode Levar à Esteatose Hepática

O consumo excessivo de frutose está ligado à esteatose hepática, uma condição em que o excesso de calorias se acumula no fígado. Ao contrário da glicose, a frutose é processada principalmente no fígado, onde é convertida em calorias se consumida em excesso.

11. Outros Riscos à Saúde

Além dos riscos mencionados, o consumo excessivo de açúcar pode prejudicar o corpo de várias maneiras:
Doença Renal: O alto consumo de frutose pode aumentar os níveis de ácido úrico, aumentando o risco de doença renal.
Saúde Dental: O açúcar alimenta as bactérias na boca, levando a cáries, já que os ácidos produzidos pelas bactérias desmineralizam o esmalte dos dentes.
Gutática: O excesso de açúcar eleva os níveis de ácido úrico, o que pode levar à gota, uma condição inflamatória dolorosa que afeta as articulações.
Declínio Cognitivo: O alto consumo de açúcar tem sido relacionado à memória comprometida e aumentao risco de demência.