Vida útil do carro
Rafael Oliveira
| 28-08-2025

· Equipe de Veículos
Muitas pessoas não entendem a vida útil de um carro. Todos os carros têm uma certa vida útil, e mesmo os novos acabarão chegando a um ponto em que não serão mais viáveis, seja devido à idade ou à quilometragem.
Você sabe quanto tempo dura a vida útil de um carro?
Em circunstâncias normais, muitas pessoas acreditam que a vida útil de um carro é de apenas 300.000 quilômetros e que ele deve ser descartado após atingir essa quilometragem. No entanto, na realidade, se você fizer a manutenção adequada do seu carro, é completamente possível dirigi-lo por 500.000 quilômetros.
Com anos de promoção e desenvolvimento, a qualidade dos carros melhorou, e a quilometragem obrigatória de descarte aumentou para 600.000 quilômetros. Então, a primeira coisa a mencionar é que você deve prestar atenção à manutenção do carro.
Muitas pessoas dizem que comprar um carro é fácil, mas mantê-lo é difícil, e isso porque um carro não é algo que você compra e nunca mais gasta dinheiro. Seja combustível, manutenção ou reparos, tudo isso resulta em uma despesa significativa. No entanto, esses custos são necessários.
Algumas pessoas pensam que se o carro funcionar sem problemas por algum tempo, não precisam mais fazer manutenção. Mas se um carro não for mantido por muito tempo, ele está sujeito a muitos problemas, como aumento do consumo de combustível, entre outros. Além de causar desconforto ao dirigir e contribuir para mais poluição, negligenciar a manutenção do carro pode reduzir significativamente sua vida útil.
Para carros entre 6 e 15 anos, eles devem passar por uma inspeção anual. Se seu carro particular estiver em uso por 15 anos, você deve inspecioná-lo a cada seis meses. Portanto, é essencial lembrar os proprietários de carros de prestar atenção à manutenção do carro para que seu carro possa ser mais confortável e durar mais.
Em algumas situações, você deve verificar se seu carro tem algum problema! Esses problemas podem colocar sua segurança em risco.
Se houver um problema com os freios, você geralmente ouvirá um ruído alto e anormal de fora do carro. Se os freios falharem durante a condução, você pode usar o freio de mão como uma medida de emergência.
Sendo uma grande máquina em movimento, você deve tentar evitar pedestres e obstáculos. A falha do freio durante a condução é uma perspectiva assustadora. Em muitos acidentes, as falhas do sistema de freio são responsáveis por uma proporção significativa.
Normalmente, após uma longa viagem, lembre-se de não lavar o carro imediatamente. Após uma longa viagem, a temperatura de componentes como discos de freio estará alta. Lavar o carro com água fria neste momento pode fazer com que os discos se deformem.
Outro possível problema é a trepidação frequente do volante. O problema mais sério pode ser uma falha completa do sistema de freio, o que representa um risco significativo à segurança. Em tal situação, você deve dirigir para manter a operação normal do carro.
Em tempo de tempestade, se dois terços da área do cilindro de freio estiverem imersos em água por mais de 2 horas, o veículo estará propenso a desviar durante a frenagem. É recomendável verificar e substituir o cilindro imediatamente. Além disso, verifique se há vazamentos de óleo na tubulação de óleo do freio e nas juntas; inspecione se as peças do cilindro mestre estão danificadas.
O sistema de monitoramento da pressão dos pneus do nosso carro pode monitorar automaticamente a pressão e a temperatura dos pneus em tempo real quando o carro está parado ou em movimento. Se você não prestar atenção, dificilmente ouvirá. Você deve estar atento para evitar estouros de pneus devido à pressão incorreta dos pneus. Se os pneus estiverem deformados, você deve tomar nota. Esta é uma situação muito perigosa que pode ocorrer a qualquer momento.
Se forem pneus comuns, é melhor que sejam verificados e mantidos em uma oficina especializada regularmente. O abaulamento pode ocorrer comumente. Os fios de metal dentro do pneu podem ter se deformado ou quebrado. Continuar dirigindo pode levar diretamente a um estouro.
Se isso acontecer ao dirigir em uma rodovia, as consequências podem ser ainda piores. Se você encontrar um estouro repentino de pneu enquanto dirige e o pneu sobressalente não puder ser substituído, você deve parar imediatamente e substituí-lo por um pneu sobressalente ou pedir assistência.
Lembre-se, um carro bem conservado não é apenas um meio de transporte, mas também uma garantia de sua segurança na estrada.